CAPACITAÇÃO DE BOAS PRÁTICAS NA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS

Publicado em 20/09/2022, Por Patrícia Luana Francisco

Agricultores do município de Herveiras participaram na quarta e quinta-feira (14 e 15/09) do Curso de Boas Práticas na Aplicação de Agrotóxicos. A capacitação foi promovida pela Emater/RS-Ascar, com o apoio da Prefeitura e Sicredi. A atividade integra as ações do Inspeciona-RS, um projeto de inspeção técnica de pulverizadores agrícolas e treinamento de agricultores em boas práticas agrícolas para a aplicação de defensivos agrícolas desenvolvido pela Instituição no Rio Grande do Sul. A capacitação teve como objetivo qualificar os produtores na aplicação de produtos fitossanitários de maneira geral e, mais especificamente, na aplicação de herbicidas que têm como mecanismo de ação o grupo das auxinas sintéticas ou herbicidas hormonais. A atividade foi ministra pelo extensionista rural da Emater/RS-Ascar Marcelo Cassol e pelo extensionista rural e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Josemar Parise, com apoio do técnico da Magnoget, Lucas Becker da Rosa. Durante o curso são trabalhadas a Legislação Federal e Estadual que estabelecem o regramento para o comércio e uso de herbicidas hormonais. Esses aspectos envolvem o produtor, o estabelecimento que comercializa e o responsável técnico que prescreve o produto e assina o receituário, de forma que o uso não venha a causar danos a cultivos sensíveis de terceiros, pois isso implica em penalidades jurídicas e transtornos para o agricultor. O extensionista rural da Emater/RS-Ascar Osmar Borges Nunes explica que o curso surgiu da necessidade dos produtores antes do plantio da safra de verão. "Foi uma demanda dos agricultores. O curso aborda as boas práticas de aplicação e contemplou as culturas que são a matriz produtiva do município: tabaco, milho e soja. Foi uma atividade muito produtiva, esclarecendo sobre as leis que envolvem essa atividade, sendo que a maioria dos agricultores ainda não tinha conhecimento dessa legislação". Temas como o cenário de aplicação de agrotóxicos hormonais no Rio Grande do Sul e os prejuízos causados aos cultivos sensíveis como a viticultura, pecanicultura e olivicultura, entre outros, quando ocorre a deriva, que são as gotas dos produtos pulverizados e levadas pelo vento, também são trabalhados. Além disso, os participantes receberam orientações sobre as normativas que estabelecem o Termo de Conhecimento de Risco e de Responsabilidade quando usados os produtos agrotóxicos hormonais. A normativa que regulamenta a venda orientada de agrotóxicos hormonais no Estado e que têm requisitos mínimos, como a obrigatoriedade do produtor apresentar a Declaração do Cadastro Estadual de Aplicador de Agrotóxicos emitida pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e a obrigatoriedade de apresentar o documento denominado Declaração do Produtor Rural no momento da aquisição dos produtos. Ainda foi abordada a Instrução Normativa número 42, que versa sobre o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais, para o qual o agricultor deve ter concluído o curso de Boas Práticas Agrícolas na Aplicação de Agrotóxicos e que estabelece também a necessidade do produtor prestar informações sobre a aplicação de agrotóxicos hormonais. Na parte prática são trabalhados os aspectos relativos à regulagem e calibragem dos pulverizadores e inspecionar os componentes do sistema de pulverização. Ao final do curso os participantes recebem o certificado de participação.