REUNIÃO PARA AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DA ESTIAGEM EM HERVEIRAS

Publicado em 04/01/2022, Por Assessoria de Imprensa

O poder público Municipal, ASCAR/EMATER-RS de Herveiras, Defesa Civil e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, realizaram reunião  dia 04 de janeiro na sala de reuniões da Prefeitura Municipal com objetivo de estabelecer dados consensuais sobre os efeitos da estiagem sob as principais culturas, criações e situação do abastecimento de água em todo o município de Herveiras.

Na região vem ocorrendo um déficit pluviométrico desde setembro de 2021, sendo o principal motivo da diminuição do nível das águas para o consumo humano, na agricultura e pecuária.

Durante a reunião avaliaram que as perdas na cultura do milho que ultrapassam 60%, na soja, perdas de 35% e no fumo 30% e estimaram um prejuízo superior a R$ 21 milhões de reais. Com esses percentuais, elaboraram laudo que servirá como parte do dossiê que compõe o checklist para decretar situação de emergência.

As perdas sociais no município são agravadas por serem pequenos e médios produtores que acessaram o crédito rural (PRONAF) e encontram-se descapitalizados e agora endividados, não tendo capacidade de pagamento de suas dívidas, sendo que muitos estão pensando seriamente em deixar o campo (êxodo rural).

Com as secas ocorridas nos últimos anos nota-se que o lençol freático está muito baixo o que agrava o atual evento, secando rapidamente bebedouros, pequenos e médios açudes. O abastecimento de água à população rural que provém principalmente de poços rasos ou fontes estão abaixo do nível normal deixando as famílias atentas ao desperdício d`água potável.