RECUPERAÇÃO DE SOLO DEGRADADO

Publicado em 22/07/2021, Por Patrícia Luana Francisco

RECUPERAÇÃO DE SOLO DEGRADADO

Está em andamento o Projeto de recuperação de área degradada (PRAD) em uma área onde ocorria extração mineral de saibro, para uso no melhoramento de ruas municipais.

A área degradada foi afetada pela remoção do solo e do minério que ali havia. Trata-se de uma antiga pedreira localizada em Linha Plums, onde há ausência de vegetação e com escassez de solo fértil em grande parte da área. O PRAD tem como meta recuperar essa área de aproximadamente 0,63 hectares.

Para a realização da recuperação da área degradada serão utilizados os seguintes métodos:

Implantação de placa informativa no local sobre a recuperação da área degradada.

Terraplanagem da área com solo orgânico. Adição de camada de terra nas regiões da área com deficiência de solo ou sem a presença do mesmo.

Abertura de canaletas laterais para o escoamento das águas pluviais evitando seu acúmulo na área, este método tem o intuito de evitar ao máximo a erosão causada pela ação das águas pluviais.

Revegetação da área com o plantio de 800 mudas nativas, como forma de plantio compensatório pelo tempo de utilização da jazida e recuperação da área degradada, com o intuito de que a fauna local retorne a área.