PRODUÇÃO DE BRÓCOLIS EM HERVEIRAS SERÁ ADIADA PARA O PRÓXIMO ANO

Publicado em 26/04/2021, Por Patrícia Luana Francisco

PRODUÇÃO DE BRÓCOLIS EM HERVEIRAS SERÁ ADIADA PARA O PRÓXIMO ANO

No início deste ano, a Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio de Herveiras – SMAIC iniciou conversas com a empresa Grano Alimentos, qual buscava na região novos produtores de brócolis. A SMAIC mobilizou e reuniu alguns produtores para conhecerem a empresa, ouvirem as propostas e tirar dúvidas. Grande parte dos produtores que participaram e ouviram sobre a cultura, após um segundo momento demonstraram interesse em diversificar e ingressar na atividade.

No entanto, a empresa Grano na pessoa de seu representante, Sr. Marcio Pedrotti e, a secretaria de agricultura de Herveiras, levando em conta o curto tempo para organização pelos produtores em suas propriedades, uma vez que a época de plantio se aproximava e, diante do momento atual da pandemia, onde alguns dos interessados enfrentavam a doença na família e não dispunham de tempo, tão pouco possibilidade frente estes empecilhos, de organizar-se para dar início a uma nova atividade, reconheceram um risco alto de inviabilidade em um primeiro ano com estas condições, bem como o não fechamento de um grupo considerado, pela empresa Grano, necessário e de produtores próximos, entendendo-se assim, por bem “adiar” o início das atividades, ao menos neste primeiro semestre de 2021.

Douglas Kumm, Secretário da SMAIC, ressalta que o município mantém o interesse em apoiar e incentivar a todos que tiverem força de vontade e convicção em ingressar nesta nova cultura, vendo a atividade com bons olhos e como uma excelente forma de diversificação, porém, entendendo também que se faz necessária uma reflexão em cada propriedade, com calma, e com estudo de caso a caso para que tudo seja feito da melhor forma possível. Para o secretário, vê-se necessária esta explicação pública aos produtores e aos interessados de uma forma em geral, uma vez que o município vinha organizando-se para apoiar de imediato a atividade. De qualquer forma a SMAIC já emitiu também uma nota informativa diretamente aos produtores envolvidos.

A idéia a partir de agora é então, de iniciar-se uma mobilização e uma organização para o próximo ano (o que de fato se iniciaria em outubro/ novembro ainda deste ano, 2021), utilizando-se de todas as técnicas necessárias para tal (análises de solo, planejamento de lavoura, de plantio, correções de solo, etc.), valendo-se já das experiências que se terão na região, uma vez que os municípios vizinhos à Herveiras, como Vale do Sol, Gramado Xavier e Barros Cassal, por exemplo, já terão produtores inseridos na atividade e trabalhando com a empresa, abrindo assim a possibilidade aos agricultores de Herveiras a visualizar experiências vividas por estes.

A SMAIC reforçou aos produtores por meio da nota emitida que, de forma alguma, tem o intuito de barrar qualquer produtor ao início da atividade, respeitando a individualidade, a liberdade e o direito de propriedade de todos, que apenas tem o intuito de auxiliar, e acaso algum produtor tiver o intuito de ingressar na atividade ainda este ano, com a concordância da empresa, receberá o apoio necessário e cabível por parte do poder público.

Por fim, Douglas pediu a compreensão de todos dizendo que com trabalho, força de vontade e luta, atributos estes característicos do herveirense, somados a um bom planejamento, vai-se diversificando cada vez mais a agricultura do município, agregando renda e gerando mais lucro nas propriedades.