Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Herveiras terá segunda etapa da pesquisa sobre Coronavírus neste fim de semana


Publicado em 13/08/2020, Por Michele Viviane Metzger

 A pesquisa para identificar a progressão do novo coronavírus na região terá a segunda etapa neste fim de semana. Em Herveiras, os testes serão aplicados no sábado, dia 15, e mais uma vez, feitos por técnicos do próprio município, que estarão identificados e devidamente equipados, explicou a secretária de Saúde e Assistência Social Francieli Grassel.

Um dos objetivos do levantamento é entender como a infecção está passando pela região – se está em fase de meio, início ou fim. A pesquisa ocorre em 14 cidades da nossa região do Vale do Rio Pardo.

A pesquisa terá quatro etapas de realização de testes a cada duas semanas. Esta é a segunda, sendo a primeira realizados no início de agosto. A previsão é de que a última ocorra nos dias 12 e 13 de setembro. A abordagem será aleatória das casas onde os testes serão realizados e definidas através de sorteio. “O teste é com anticorpos separados, a gente consegue dizer se a doença é mais nova ou se tem um tempo maior. Não obrigatoriamente significa que a pessoa está doente, mas que ela já entrou em contato com o vírus e produziu anticorpos. Isso porque a maioria das pessoas pode adquirir a doença sem apresentar sintomas”, de acordo com o coordenador-geral da pesquisa, o médico infectologista Marcelo Carneiro.

Para o teste será coletada uma gota de sangue retirada da ponta do dedo da pessoa testada. Os entrevistadores também farão perguntas a respeito dos hábitos de distanciamento social e questões epidemiológicas. O resultado sai em torno de 15 minutos e o participante ganhará um cartão com seu resultado. Em caso de positivo para Covid-19, a pessoa receberá orientações da Vigilância Epidemiológica do Município.



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp