SMAIC, EMATER e STR se reúnem com associações e grupos organizados na busca de reestruturação.

Publicado em 09/12/2019, Por Diuliane Oliveira

Na ultima quinta-feira, 05 de dezembro, presidentes e representantes das associações e grupos organizados de produtores rurais do município de Herveiras, se reuniram nas dependências da sala de reuniões da Prefeitura de Herveiras juntamente com Sr. Roberto Bringmann, Vice Prefeito e também responsável pela Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio – SMAIC, Rafael Fraga, técnico responsável pela pasta, Dieni Teixeira, extensionista da EMATER e com o Sr. Gerson Morsch, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR – de Herveiras, Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Vale do Sol.

A principal pauta do dia foi à reestruturação das associações e grupos de produtores. O município de Herveiras atualmente possui 18 grupos, entre somente organizados e associações formalizadas. Fizeram-se presente na reunião quase que sua totalidade, demonstrando a necessidade desta reestruturação, bem como o empenho e o interesse dos agricultores.

Para Roberto, a presença e o compromisso das associações e agricultores só reafirmam o seu compromisso para com estes. Pensando nisso, apresentou aos presidentes e representantes presentes a possibilidade da emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch, no valor de R$ 150.000,00 reais, que será destinada ao município e aplicada na compra de equipamentos e implementos que venham ao auxílio do produtor rural.

Seguindo, destacou a importante as associações e grupos estarem organizados para o recebimento futuro destes equipamentos e para melhor utilizá-los. “Esse foi o intuito, buscar um contato direto com os agricultores organizados nestes grupos e associações para incentivar esta reestruturação e um melhor aproveitamento dos equipamentos”, destacou Roberto.

Destacando e complementando Sr. Gerson representante STR, deu ênfase a parceria no apoio a busca de recursos para facilitar à vida dos agricultores, colocando o sindicato dos trabalhadores rurais a disposição também da administração pública para continuar nesta busca constante de melhorias aos trabalhadores rurais, onde ambos têm o mesmo objetivo.

Ficou acordado que os representantes levariam a discussão para seus grupos e em um próximo encontro, já agendado para dia 20 de dezembro, trariam às demandas, necessidades de cada um, no intuito de melhor atender a todos, criando a possibilidade de disponibilizar o que realmente vai atendê-los.

Rafael e Dieni colocaram, respectivamente, a SMAIC e EMATER a disposição mais uma vez, dos agricultores para auxiliar em suas organizações.