Projeto “Tecendo histórias”

Publicado em 30/07/2019, Por Diulane Oliveira

Projeto “Tecendo histórias”

As turmas do 4º e 5º anos juntamente com as professoras titulares Valéria Inês Muller de Souza e Juliara da Graça Lemos da EMEF Maurício Cardoso de Linha Pinhal- Herveiras, estão realizando o Projeto “ Tecendo Histórias”, tema que surgiu a partir do Livro “ Minha avó tecia o mundo” de Pablo Morenno. Este projeto visa sensibilizar os alunos a valorizar a infância dos seus avós/ pais, assim como a origem de suas famílias, resgatando as memórias e saudades das coisas vividas e que marcaram a infância.

Dentro do projeto foram realizadas várias atividades, como: contação histórias; entrevistas; roda de conversas; Produções escritas (gêneros textuais: memórias, biografia, receitas, narrativas...) e artísticas; Confecção de colcha de retalhos a partir de histórias e desenhos da infância dos avós e pais; Confecção de um livro contendo as histórias relatadas pelos avós/pais sobre a infância deles intitulada “Cheirinho de Infância”; Café com saudade: roda de conversa com os avós/pais onde compartilhamos as saudades das memórias  vividas (cada um trouxe um prato que lembrasse sua infância  para compartilhar).

As turmas ainda têm algumas atividades para serem realizadas como: Exposição dos trabalhos; Piquenique com almoço, integrando as famílias, com brincadeiras da infância dos avós/pais.

As professoras Valéria e Juliara agradecem a todas as pessoas envolvidas e que contribuíram de alguma forma para a realização deste projeto. Ao professor José Valdir Scherer que está realizando as atividades artísticas e a digitação do livro. A avó Juraci Godoy e a mãe Rosa Rodrigues Glória dos Santos que costuraram os retalhos para confecção da colcha. A Fernanda Herbertz e Mônica Chaves Padilha pela registro e organização das fotografias. As serventes Arlete e Rosemeri pelo apoio sempre que precisávamos. E um agradecimento muito especial as famílias pelo envolvimento e dedicação prestada, sem ela o projeto não aconteceria.

A direção da Escola e a Secretaria Municipal de Educação parabenizam as professoras pelo belíssimo trabalho e as famílias pelo engajamento nas ações do projeto.