Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

Medica cubada deixa UBS de Herveiras


Publicado em 04/12/2018, Por Diuliane Oliveira

Medica cubada deixa UBS de Herveiras

 

Na ultima sexta-feira dia 30 de novembro a médica cubana Dr Sandra Portuando Vazquez despediu-se dos amigos de Herveiras para voltar ao seu país de origem.

A médica contratada pelo programa Mais Médico onde foi criado com objetivo de suprir a carência de médicos nos municípios do interior e nas periferias das grandes cidades do Brasil teve que deixar o país após o novo presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro  “dizer que vai modificar os termos e condições do Programa” e o Ministério Público da Saúde de Cuba anunciar que interromperá o programa Mais Médico no Brasil.

Sandra foi média na Unidade Básica de Saúde de Herveiras e atuou no ESF por dois anos onde seus atendimentos ocorriam durante toda a semana, com consultas, grupos, visita domiciliar e puericultura. Suas atividades se encerraram no dia 27 de novembro para ficar a disposição da OPAS/OMS- Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde e aguarda a data do embarque para Cuba que esta prevista para ocorrer no dia 08/12, quinta-feira.

O Ministério da Saúde informou que publicou o edital para que médicos formados no Brasil, ou com diploma revalidado se candidatassem para a vaga deixada pelos médicos cooperados, e que estes tem até dia 14 de dezembro para se apresentarem nos municípios em que se habilitaram para desenvolver suas atividades. No momento o município aguarda o contato do medico que se inscreveu para trabalhar na UBS, pois até agora, o contato ainda não aconteceu.

Entretanto a Unidade Básica de Saúde continua funcionando normalmente das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, apenas sem atendimentos médicos em alguns dias.

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp