Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E CONTRA O SARAMPO


Publicado em 06/08/2018, Por Diuliane Oliveira

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E CONTRA O SARAMPO

No período de 06 a 31 de agosto de 2018 será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo, com o objetivo de manter elevada cobertura vacinal e assim erradicação de doenças.

Poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de inicio súbito. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular.

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dia antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Nesta campanha os pais e responsáveis são atores sociais importante no processo de manutenção da eliminação dessas doenças e devem comparecer aos serviços de saúde com suas crianças, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro.

Todas as crianças de 1 ano a menores de 5 anos deverão comparecer a unidade de saúde para avaliar carteira de vacinação e receber a vacina.

Vacinar-se é um dos métodos mais valiosos para a prevenção de doenças infecciosas. As vacinas estimulam o sistema imunológico a produzir anticorpos contra vírus ou bactérias, protegendo o indivíduo de determinadas doenças. Quando esses microorganismos entram em contato com o organismo de uma pessoa vacinada, encontram o sistema de defesa pronto para combatê-los. 

O estado do Rio Grande do Sul  tem notificado no ano de 2018 casos de sarampo importados, então devemos estar em alerta para esta doença e manter nossas crianças imunizadas.

A sala de vacinas do Posto de Saúde de Herveiras estará atendendo em horário de funcionamento do Posto durante o período da campanha e com o dia D no dia 18 de agosto, das 8hrs às 12hrs, das 13hrs às 17hrs.

“Vacinar sinônimo de cuidar, proteger e amar



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp