Serviço de Inspeção Municipal de Herveiras está pronto para atender aos produtores

Publicado em 15/06/2018, Por Diuliane Oliveira

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) é o órgão responsável pela regularização, legalização e fiscalização dos estabelecimentos que produzam, industrializem e comercializem produtos de origem animal. Os produtos de origem animal, sob-responsabilidade do SIM, são: mel, ovos, leite e seus derivados, peixes, carnes e embutidos cárneos. A inspeção e a fiscalização industrial e sanitária de produtos de origem animal têm por finalidade preservar a inocuidade, identidade, qualidade e integridade dos produtos, a saúde e os interesses do consumidor, verificando as condições higiênico-sanitárias em todos os processos de fabricação.

O município de Herveiras vem buscando estruturar o SIM para poder atender aos interessados em produzir e comercializar produtos de origem animal. O SIM convida todos os produtores que tenham interesse em produzir e comercializar produtos de origem animal a visitar o SIM para melhor conhecer o processo para registro e legalização da produção. O SIM prestará todo o suporte para que o município possa produzir e comercializar produtos de origem animal, que tenham sua qualidade e segurança alimentar garantidas ao consumidor. O SIM está localizado junto a Secretaria de Agricultura, na Prefeitura Municipal de Herveiras, e funciona nas terças e sextas-feiras das 7:30 às 11:30 e das 13h às 17h.

A inspeção municipal (SIM) permite a comercialização dos produtos apenas dentro no município, a comercialização em nível estadual pode ser obtida através da adesão ao SUSAF (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). Segundo a Médica Veterinária Bibiana Petri da Silveira, responsável pelo SIM em Herveiras, “a ideia inicial é orientar os produtores para que se adequem ao que a legislação exige e para que possam produzir e comercializar sua produção no município, valorizando as potencialidades locais. No futuro, os produtores poderão ganhar outros mercados, sejam eles regionais ou estaduais.” Ela ressalta ainda que o SIM conta com suporte do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (CISVALE) para realizar as adequações em busca da adesão SUSAF. O SUSAF é um sistema de equivalência de inspeção estadual, o qual permitirá que os estabelecimentos cadastrados no SIM do município possam comercializar legalmente seus produtos em todo estado do Rio Grande do Sul.

Além disso, Bibiana convida os interessados a conhecer mais sobre agroindústrias familiares, participando do Seminário Regional de Agroindústrias Familiares, no dia 19 de junho de 2018, Clube de Vera Cruz, em Vera Cruz RS. Maiores informações na Secretária de Agricultura da Prefeitura de Herveiras.