Acessibilidade | Alto Contraste | Mapa do site | Libras | Tamanho da fonte: A- | A+

NOTÍCIAS Voltar >

HERVEIRAS DIVULGA RESULTADOS DE INFESTAÇÃO POR AEDES


Publicado em 08/05/2017, Por Diuliane Oliveira

HERVEIRAS DIVULGA RESULTADOS DE INFESTAÇÃO POR AEDES

 

Municípios de toda região reforçam o combate ao Aedes Aegypti por determinação do Ministério da Saúde. O trabalho é de orientação a população a eliminar criadouros do mosquito responsável por transmitir doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus. O monitoramento é um trabalho constante. Em Herveiras teve capacitações de vigilância do mosquito nos dias 30 e 31 de março, onde a Secretaria da Saúde fez um mutirão de limpeza com coleta de larvas em diferentes cemitérios das localidades. Nestes pontos foram coletados 31 amostras, totalizando 231 larvas e 15 pupas das quais 46 larvas e 8 pupas positivaram para Aedes Albopictus (20%),lembrando que este mosquito faz parte da mesma família do Aedes Aegypti, porém pode transmitir apenas a chikungunya.

         Em início de abril foi realizado um Levantamento de Índice Amostral Rápido de infestação por Aedes Aegypti (LIA) em 33% dos imóveis urbanos realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde, Agente Auxiliar de Campo, Enfermeira, tendo acompanhamento de dois Agentes de Campo Estaduais (13ª CRS). Foram visitados, 162 imóveis e coletado 16 amostras (a cada dez um imóvel com foco). Destas 16 amostras apenas uma positiva para Aedes Albopictus (0,6%).

“Em Herveiras, atualmente, não existe o mosquito Aedes Aegypti ainda. Porém é muito importante que a população continue eliminando os focos de água parada para que esta espécie não se instale aqui, tornando o município infestado. A partir de 2015 começaram aparecer os primeiros focos de Albopictus, antes Herveiras tinha apenas outros mosquitos comuns. Agora temos municípios vizinhos como Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires infestado. Outros bem próximos também já com presença de Aegypti.” Alerta Cristiane Seibert (Agente Auxiliar de Campo).

 



Outras fotos:


Compartilhar:
| WhatsApp