‘CLASSIFICADOS DA ROÇA’, NEGÓCIO FECHADO!

Publicado em 29/03/2017, Por Diuliane Oliveira

‘CLASSIFICADOS DA ROÇA’, NEGÓCIO FECHADO!

Uma iniciativa da SMAIC – Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio – promete aproximar os agricultores de Herveiras/ RS na hora da compra e venda e, até mesmo troca de produtos, bens e serviços da agricultura herveirense.

Assim, pensando na necessidade dos agricultores e produtores do município em ter um espaço para poderem divulgar a venda de seus produtos, bens ou serviços, o setor técnico juntamente com a gestão da SMAIC decidiu criar o ‘Classificados da Roça’, um mural público a inteira disposição do agricultor do município, para que ele possa deixar exposto seu interesse em vender produtos produzidos em sua propriedade, comprar e vender implementos, ou até mesmo possibilitar a permuta entre os produtores, onde muitas vezes o que já não serve para um pode se tornar a solução para o outro.

Desta forma os agricultores interessados em vender algum produto agrícola, implementos, maquinários, terras, etc., bem como comprar ou tiver interesse em trocas, poderão utilizar do mural que ficará visível dentro do prédio da prefeitura, deixando a descrição do bem, produtos ou serviços que desejam comercializar, um meio de contato para que o interessado possa localizar o vendedor, o valor e uma descrição breve de acordo com seu interesse.

Rafael Fraga, técnico agrícola responsável pela secretaria, considera um meio importante e eficaz para que os produtores “encontrem-se” dentro do município. Muitas vezes um produtor acaba buscando fora do município produtos que um munícipe de outra localidade dispunha, apenas por não saber que este teria interesse em realizar a venda ou troca, bem como para implementos, uma área de terras, produção de culturas extras da propriedade, lenha, silagem, muitas vezes arrendamentos de terra e etc.

Rafael cita como exemplo, aquele produtor que tem interesse em investir em um implemento maior para seu trator e fica com aquele menor que não atende mais as suas necessidades, muitas vezes se não o coloca na negociação pelo implemento novo a um valor insignificante, acaba o deixando parado em sua propriedade depreciando-se, onde podendo ele publicar em um local de acesso a todos, seu interesse em vender o implemento antigo, alem de poder barganhar um valor justo para ambos, deixará este implemento dentro do município, melhorando a qualidade de trabalho e consequentemente de vida de outro produtor do nosso lugar, que vai além de tudo movimentar a renda do município.

O responsável pela pasta, vice-prefeito Roberto Bringmann, classifica a iniciativa como um meio de facilitar negociações entre os produtores, já que a secretaria vai apenas disponibilizar o espaço para a divulgação dos interessados, não intervindo nem mediando negócios, apenas incentivando o nosso produtor a negociar dentro do município e entre si, sabendo que há interessados em comprar, em vender e até mesmo em realizar trocas.

Os produtores interessados em publicar no ‘Classificados da Roça’ podem procurar a Secretaria de Agricultura, para solicitarem a publicação no mural. Lembra-se que qualquer publicação a fim deste será apreciada pelos representantes da secretaria para comprovar se a requerida publicação se adéqua a finalidade dos classificados, apenas a título de não desvirtuar a idéia e se tornar um meio de anúncios banal.