Notícias Voltar

Programa Estadual Alfabetiza TchêPrograma Estadual Alfabetiza Tchê

08/04/2024 Raiane da Silveira

A Secretaria Municipal de Educação está empenhada em fortalecer a alfabetização dos alunos do primeiro e segundo anos por meio da adesão ao Programa Estadual Alfabetiza Tchê. Esse programa visa capacitar os professores para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o final do segundo ano letivo. Além disso, ao longo do ano, são realizadas provas de leitura para diagnosticar os níveis de aprendizagem dos alunos, permitindo que os professores identifiquem e atuem nas dificuldades individuais de cada um.Para assegurar o sucesso do programa, as escolas contam com a assessoria da Pedagoga Greice Greiner da Silveira, que atua como Articuladora Local do Programa. Greice oferece orientação e apoio às escolas para garantir o bom funcionamento das atividades relacionadas ao programa.Recentemente, ocorreu uma importante reunião da região Amvarp, na qual todas as articuladoras dos municípios participaram. Durante o encontro, Greice destacou a relevância do programa, ressaltando que as avaliações realizadas permitem uma visão clara das dificuldades individuais de cada aluno, possibilitando uma intervenção mais direta por parte dos professores.Ela também enfatizou os avanços alcançados no ano anterior, atribuindo-os ao empenho dos professores e ao benefício do tempo integral, no qual os alunos passam mais horas no ambiente escolar, o que contribui para sua aprendizagem. Essa abordagem integrada e colaborativa reflete o compromisso da Secretaria Municipal de Educação em promover uma educação de qualidade e garantir o desenvolvimento pleno de todos os alunos.