SMEDC PROMOVE PEÇA TEATRAL PARA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Publicado em 29/05/2023, Por Patrícia Luana Francisco

No dia 23 de maio, os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, das escolas Maurício Cardoso, General Osório e São Luiz vivenciaram as ações educativas do Projeto “Todos pela cultura - As aventuras do avião vermelho”. A história narra as aventuras do menino Fernando que, em uma certa noite, encolhe-se dentro do seu quarto e resolve entrar dentro de um avião de brinquedo. Nele, Fernando sai voando pela janela em busca de muitas aventuras, mas sem saber como conseguirá retornar para casa. O espetáculo é cheio de suspense e muita diversão para as crianças.

O objetivo da peça é trazer ao ambiente escolar um momento de leveza com diversão e descontração, aliado à boa literatura do autor gaúcho Érico Veríssimo, considerado um dos escritores mais importantes do país, e autor de clássicos como "O tempo e o vento", entre outros.

Já os alunos dos anos finais da escola Maurício Cardoso vivenciaram as ações educativas do Projeto “Grandes Autores - As aventuras e desventuras de Dom Quixote de La Mancha”, nobre cavaleiro errante que segue em suas aventuras imaginárias pela desértica região de La Mancha. Cheios de sonhos, por acreditar num mundo melhor, ele e Sancho Pança saem corajosamente pelo mundo encarando aventuras e desafios.

A peça objetiva resgatar junto aos alunos a importância da obra de Miguel de Cervantes, considerada uma das mais importantes da literatura moderna, além de mobilizar a escola, através da cultura, em um lugar agradável, lúdico e interativo aos alunos e professores.

Segundo a Secretária de Educação, professora Juliara da Graça Lemos “As atividades envolvidas durante a apresentação da peça teatral estimulam o aprendizado através do ensino lúdico e interativo através da atenção dos alunos” acrescentou ainda que “O teatro aproxima os alunos e a literatura, de maneira única: mais do que imaginar determinado personagem e/ou história, o aluno é convidado a “vivê-lo” mesmo sendo espectador”.