Reunião do VIGIAGUA

Publicado em 09/02/2017, Por: Diuliane Oliveira

Na manhã do dia 09 de fevereiro foi feita a reunião da VIGIAGUA realizada com a Secretaria da Saúde representada por Lovani Eifert, a  responsável pela Vigilância da qualidade da água do município Cristiane Seibert, também esteve presente Elira Dias responsável pelo VIGIAGUA da 13ª CRS, o responsável pelo controle diário do cloro e manutenção dos sistemas de abastecimento elétrico e hidráulico no município Clécio da Silva e prefeito Paulo Grassel.

A reunião foi para debater sobre a qualidade da água para consumo humano, verificando se estão sendo cumpridas as exigências da Portaria do Ministério da Saúde Nº2. 914/2011, as quais o município precisa se adequar (controle-contratação de empresa) e atribuições executadas pela vigilância (monitoramento). A elaboração de um plano de atividades desta  gestão para melhoramento tanto da qualidade como da quantidade de água dos mananciais também foi discutida.

O responsável pelo controle dos sistemas de abastecimento de água (SAA) deve obedecer as etapas do tratamento com adição de cloro e flúor, verificação dos mesmos diariamente, realizar coletas mensais para os parâmetros de coliformes totais, e-coli,turbidez, cor , ph, cloro residual e fluoreto.Exigência de análise de agrotóxicos anual  e a análise semestral (histórico) do padrão de portabilidade para substâncias químicas que representam risco á saúde humana,elaboração de um plano mínimo de amostragem a ser seguido pelo controle e aprovado pela vigilância municipal,

Sobre a limpeza e desinfecção dos reservatórios, atual situação e medidas de melhoria da parte física/estrutural e de segurança para cada sistema de abastecimento de água, proteção das áreas de preservação permanentes (APP) ao redor dos mananciais, colocação de torneiras para facilitar o trabalho das coletas, limpeza nos acessos aos mesmos, relação de metas e indicadores pactuados no Programa PQA-VS indicador 5 onde a meta é de 75% para o  número de análise obrigatórias realizadas pela vigilância para o cloro.residual(agente desinfetante), sobre o uso e destinação  dos recursos da vigilância e sobre os recursos do PROSAN(Programa de Saneamento da DVAS/CEVS).