Primeiro dia “D”de 2019 é promovido no municípioPrimeiro dia “D”de 2019 é promovido no município

Publicado em 30/04/2019, Por Diuliane Oliveira

Primeiro dia “D”de 2019 é promovido no município

No dia 12 de abril, ocorreu o primeiro “Dia D” do ano de 2019 com os docentes da Rede Municipal e Estadual. A atividade é parte do processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas das redes pública e privada. Após a elaboração dos referenciais curriculares da Educação Infantil e do Ensino Fundamental nos estados em 2018, a ação promove o começo da discussão para a construção dos documentos curriculares no território do município.

Na prática, foi um momento para debates e a organização do currículo das escolas, com o enfoque em construir uma nova proposta de currículo a partir da BNCC e o Referencial Curricular Gaúcho. “Nossa intenção foi tornar o dia 12 de abril um dia de reflexão, estudo e planejamento. É a hora de olhar para dentro das escolas, para a formação do professor, e pensar como podemos qualificar a ação docente com vista à melhoria da aprendizagem dos alunos”, complementa a Secretaria Municipal de Educação Professora Lidiane Padilha Goeritz.

O encontro foi dividido em dois momentos. Onde no turno da manhã, foi realizada uma dinâmica de integração e de boas vindas a todos os professores, e logo após os docentes responderam o questionário de diagnóstico o qual foi recebido orientação da UNDIME/RS e UERGS. Já na parte da tarde os docentes participaram do desafio proposto pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Os professores foram divididos em equipes multidisciplinares para realizar a proposta do DESAFIO DO DIA D.

O “Dia D” é uma iniciativa do regime de Colaboração estabelecido entre a Secretaria de Estado da Educação a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME/RS), e Sindicato do Ensino Privado (SINEPE/RS). Os próximos encontros estão agendados para os meses de junho, agosto e outubro. No entanto, entre os "Dias D", outras ações e atividades serão realizadas em cada instituição de ensino, com foco na construção do currículo do território.