Programa de aprendizagem rural entrega crachás aos jovens aprendizes de HerveirasPrograma de aprendizagem rural entrega crachás aos jovens aprendizes de Herveiras

Publicado em 16/04/2019, Por Diuliane Oliveira

Na última quinta-feira, dia 11 de abril, aconteceu na escola Municipal General Osório o início das atividades do curso "Empreendedorismo em AgriculturaPolivalente – Gestão Rural" do Instituto Crescer Legal , onde os alunos receberam seus crachás do projeto e se tornaram oficialmente jovens aprendizes.

A solenidade contou com diversas autoridades locais, entre elas, o Prefeito Municipal em Exercício, Roberto Bringmann, que ressaltou que “o Município sempre estará de braços abertos para acolher e apoiar projetos sociais como este, desejou também que os jovens aproveitassem ao máximo essa oportunidade e que levem o conhecimento adquirido para suas propriedades.”

O curso é devidamente aprovado pelo Conselho Municipai dos Direitos da Criança e do Adolescente e cadastrado no Ministério da Economia e Superintendência Regional do Trabalho, acontecendo no contra turno escolar, totalizando 920 horas de atividades teóricas e práticas em gestão. Por meio da Lei da Aprendizagem, os adolescentes participantes de todas as turmas desse programa, são contratados por empresas associadas e apoiadoras do Instituto Crescer Legal como jovens aprendizes. No entanto, nenhuma atividade é realizada nas empresas. Toda a carga horária é cumprida no âmbito do curso de formação, tanto na instituição parceira, como em pesquisas junto à família e na comunidade, além de viagens de estudo e visitas técnicas. Os jovens também recebem salário proporcional e benefícios de acordo com a lei da aprendizagem.

O Instituto Crescer Legal é responsável por coordenar a implantação da turma, desde a busca ativa por candidatos, iniciada ainda em 2018 com apoio das equipes de campo das empresas associadas e agentes locais da educação, saúde e assistência social. Também fornece os materiais e uniforme, além de manter a equipe de educadores sociais altamente qualificados a partir da metodologia desenvolvida especialmente para o Programa. Já o Município, fica responsável pelo transporte dos alunos, almoço, lanche e cedência do um espaço, atualmente uma das salas de aula da Escola Municipal General Osório.

Os jovens aprendizes do projeto no Município são: Adilson Carneiro, Anderson Ivan de Oliveira Jappe, Andriel Camargo Galvão, Carine dos Passos Rodrigues, Daniel Alessandro Tesche, Denilso Moraes da Gloria, Diego Moisés Fernandes, Dieiler Marcelo da Silva, Éder de Moura Rodrigues, Edilso Goetze, Eliara Rodrigues, Fernando Eifer, Gustavo Vieira Mira, Jackson dos Santos, Luana Daniela de Moraes Coimbra, Mateus Vargas Pereira, Taiane Andreia Machado de Castro, Vanessa Carneiro, Vitor Daniel Rodrigues de Souza.