Projeto da E.M.E.F. Maurício Cardoso é finalista em concurso nacional de leitura literáriaProjeto da E.M.E.F. Maurício Cardoso é finalista em concurso nacional de leitura literária

Publicado em 19/12/2018, Por Diuliane Oliveira

Na quinta-feira, dia 06 de dezembro, a E.M.E.F. Maurício Cardoso (Linha Pinhal/Herveiras) mais uma vez alcançou destaque nacional, através do projeto “Encontros com a leitura” e do Clube do Livro Caminho das Letras, sendo a única representante gaúcha entre as seis finalistas selecionadas pelo Programa Escrevendo o Futuro, no concurso com foco em práticas de leitura literária. O trabalho foi divulgado na revista Na ponta do lápis e no portal da Olimpíada.

O projeto “Encontros com a leitura” é desenvolvido no educandário desde o ano de 2017 pela professora de Língua Portuguesa, Delci Cleonice Bender, envolvendo os anos finais do Ensino Fundamental. A partir dessa proposta, no início do ano letivo de 2018, a aluna Rauane Volz, do 8º ano, propôs a criação de um clube do livro na Escola – sonho esse que se concretizou e possibilitou diversas ações de incentivo à leitura entre os estudantes.

O concurso promovido pelo Programa Escrevendo o Futuro convidou os professores certificados em 2017 pelo curso on-line “Leitura vai, escrita vem: práticas em sala de aula”, ofertado pela mesma instituição, a relatar práticas interessantes, eficazes e mobilizadoras de leitura literária. Conforme destaca a professora Maria Alice Armelin, representante do Programa, “o trabalho com a literatura em sala de aula ainda é um desafio para muitos professores e escolas do Brasil e de todo o mundo. Envolver estudantes em práticas significativas de leitura não é tarefa fácil.”

Assim, na primeira etapa da seleção, 113 educadores enviaram uma primeira e sucinta descrição de seus projetos, entre as quais foram priorizadas as que tinham foco em práticas voltadas à leitura de obras literárias, realizadas ou em realização em 2018. A partir de então, na segunda fase, foi solicitado aos autores o preenchimento de um roteiro de apresentação do projeto, apontando objetivos, ações planejadas para atingi-los, atividades, procedimentos, estratégias e resultados esperados. Após esse diálogo com os professores, chegou-se à última etapa: seis escolas em que se desenvolviam os projetos escolhidos foram indicadas para receber a visita de um representante do Programa Escrevendo o Futuro, permitindo a observação mais próxima das ações, potencialidades e resultados de cada projeto, além do contato direto com o professor autor, gestores, alunos e, por vezes, pais e familiares. A E.M.E.F. Maurício Cardoso recebeu a visita da professora Maria Alice no dia 22 de agosto, confirmando-se como finalista do concurso e única escola do Rio Grande do Sul entre as seis selecionadas.

O Clube do Livro

O amor pela leitura levou a estudante Rauane Volz a fazer uma proposta à professora Delci, no começo deste ano: “Que tal criarmos um clube do livro na Escola?” A ideia foi acolhida pela educadora, bem como pela equipe diretiva e pelos demais alunos, sendo que o primeiro encontro desse grupo ocorreu em 16 de abril. Inicialmente com 18 integrantes do 6º ao 8º ano, hoje o Caminho das Letras é composto por 23 estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, entretanto, todos os alunos do educandário são envolvidos pelas ações realizadas.

Durante os encontros mensais em turno inverso, os jovens discutem sobre leitura e sobre como estimular o gosto literário. Também se tornaram mediadores de leitura, contando histórias para as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais, além de participar de uma oficina de contação de histórias com a professora Sônia Dettenborn Luz, apoiada pelo Programa A União Faz a Vida – PUFV. Outra iniciativa do Clube foi à produção de risoles e realização de brechó, para arrecadar fundos e adquirir obras literárias para renovação do acervo escolar.

Esse trabalho ultrapassou os limites das aulas de Português e contou com diversos apoiadores: a Direção escolar, demais educadores, Secretaria Municipal de Educação, Desporto e Cultura, PUFV, o jornalista e escritor Cássio Filter, além dos demais membros da comunidade escolar, que contribuíram com doações ou na produção dos risoles. “Por conta do protagonismo conquistado, e dos processos democráticos que norteiam a realização das atividades, os alunos do Clube do Livro apresentam e defendem suas propostas com fluência e propriedades são ‘donos de seu discurso”, destaca Maria Alice.

Por meio do Clube do Livro, também, a Escola será agraciada com um acervo de cem obras literárias, através da Fundação Itaú Social.

Como avaliou a representante da OLPEF, “a observação in loco do projeto acabou demostrando que, além da valorização da leitura literária, o projeto conseguiu estabelecer entre professora e alunos um compromisso compartilhado, baseado em valores como seriedade, confiança, trabalho coletivo e respeito mútuo”.

A expectativa é de que esse projeto continue gerando bons frutos e difundindo o gosto pela leitura. Como diz a frase que norteia o projeto, do escritor Júlio Emílio Braz: “É a paixão que nos move em incontáveis direções. Por que com a leitura seria diferente?”