Feira da Cooperação – HerveirasFeira da Cooperação – Herveiras

Publicado em 04/07/2018, Por Diuliane Oliveira

Feira da Cooperação – Herveiras

Dia 04 de julho foi realizada a Feira da Cooperação com o objetivo de incentivar a comunidade de Herveiras e de valorizar ainda mais a Agricultura Familiar local. A iniciativa marca a presença da Sicredi Vale do Rio Pardo nas ações do Dia de Cooperar, Dia C, com a participação de cooperativistas e voluntários, no fortalecimento de ações que promovam o bem social nas comunidades. Neste sentido foi planejado esta ação em conjunto com o município. A EMATER/ASCAR e a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Agricultura, fizeram a mobilização e organização dos agricultores para participar deste momento, sabendo do grande potencial e diversidades de produtos que os agricultores possuem emsuas propriedades, as entidades apostaram no fortalecimento da Feira Rural que neste dia teve varias ações.

Durante a feira, além de frutas, hortaliças e tantos outros produtos artesanais, a Cooperativa Escolar Semeando Sonhos também participou comercializando os seus objetos de aprendizagem, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, junto com os alunos da Efasc distribuíram sementes crioulas. Neste dia, a Feira teve a visita de turmas dos dois turnos da Escola Estadual Emilio Alves Nunes, no qual foi realizado um bate-papo e a interação com os expositores, podendo conhecer mais sobre a Feira, o trabalho que é desenvolvido na Cooperativa Escolar e o incetivo a permanência do jovem no campo por meio de relatos dos alunos das Escolas Família Agrícola.

Foi uma aula diferente, onde a jovem agricultora e estudante da EFASOL, Graziele da Costa, relatou para os estudantes que passaram pela Feira a importancia de estudar e retornar para a propriedade, com mais conhecimento que depois se consilha, com toda a experiencia da familia. Os alunos da Escola Estadual Emilio Alves Nunes, puderam perguntar e saber sobre a origem dos alimentos que chega até eles por meio do Progama Nacional da Alimentação Escolar.

Ainda durante o dia, o Conselho Tutelar divulgou e esclareceu quais suas atribuições, assim como distribuiu material informativo sobre prevenção e contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. A Secretaria da Saúde e Assistencia Social realizou a aferição de pressão arterial e testes de glicemia, ressaltando a importancia dos hábitos saudáveis, bem como do adequado acompanhamento médico para uma vida sadia. A equipe do CRAS por, sua vez, que preparou um aconchegante espaço preparado para receber a comunidade em geral, fez a divulgação dos serviços por ele oferecido, expondo alguns dos trabalhados realizados nas oficinas pelos usuários do serviço.

A Feira foi organizada pelas entidades parceiras: – Sicredi Vale do Rio Pardo – Prefeitura Municipal de Herveiras – Emater – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – CRAS – Conselho Tutelar – Cooperativa Escolar Semeando Sonhos – Produtores Rurais