COMUDE elege prioridades Herveiras para a Consulta PopularCOMUDE elege prioridades Herveiras para a Consulta Popular

Publicado em 16/05/2018, Por Diuliane Oliveira

COMUDE elege prioridades Herveiras para a Consulta Popular

O Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) de Herveiras definiu na manhã da quarta-feira, 16 de maio em assembléia na sala de reuniões do Centro Administrativo, os cinco projetos que serão defendidos pelo município para constar na cédula da Consulta Popular 2018.

A Presidente do COMUDE Luciane Grassel Cecchin, na presença do Prefeito Paulo Nardeli Grassel, demais autoridades municipais, representantes de entidade e comunidade em geral, esclareceu, inicialmente, o propósito da Assembléia e, após, fez a apresentação dos 37 projetos, um a um, para conhecimento dos presentes. Os presentes passaram a discussão dos projetos mais condizentes com a realidade local e regional, sendo colocado em votação individual cada projeto pautado e discutido pela plenária.

Das 37 propostas apresentadas, os 50 participantes da reunião elegeram suas prioridades nas áreas de agricultura, educação, e segurança, sendo: Apoio ao desenvolvimento da Agricultura Familiar; Programa de Apoio e Ampliação da Infraestrutura rural; Apoio aos Arranjos Produtivos Locais; Implementação de espaços pedagógicos que favorecem a aprendizagem; Videomonitoramento e cercamento eletrônico.

Durante o encontro, também foram eleitos os delegados representantes da assembléia, Marcos Aurélio Luedtke e Clécio da Silva, que participarão juntamente com a presidente da COMUDE, presidente da Câmara de Vereadores e Prefeito, das próximas assembléias, agendadas para acontecer no fim deste mês.

As próximas etapas da Consulta Popular são as assembléias microrregionais Centro-Serra e Baixo Vale do Rio Pardo, que ocorrerão nos próximos dias 22 e 23, na Unisc. A assembléia regional ampliada do Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (COREDE/VRP), para construção da cédula, acontece no próximo dia 28, também na universidade.

Este ano, a votação da Consulta Popular será nos dias 26, 27 e 28 de junho. A comunidade poderá votar pelo site www.consultapopular.rs.gov.br, pelo aplicativo que será disponibilizado pelos COREDES e COMUDES e ainda por meio de mensagem de SMS. O governo do Estado definiu a liberação de R$ 80 milhões para os projetos da Consulta Popular 2018, valor 33% maior do que no ano passado. Para o Vale do Rio Pardo, os recursos previstos estão na casa dos R$ 2,9 milhões.

Foto: