CLIMA & TEMPO

Notícias

HERVEIRAS DIVULGA RESULTADOS DE INFESTAÇÃO POR AEDES

Publicado em 26/04/2018, Por: Diuliane Oliveira

HERVEIRAS DIVULGA RESULTADOS DE INFESTAÇÃO POR AEDES

 

 

 Herveiras e região realizaram em março o 1º Levantamento de Índice Amostral Rápido de infestação por Aedes Aegypti (LIA). O combate ao Aedes Aegypti segue a determinação do Ministério da Saúde, que determinou que a partir deste ano os municípios devem realizar 4 levantamentos e não apenas 2 como determinado em anos anteriores. Deve-se verificar em 33% dos imóveis na área urbana a presença de larvas de mosquitos. O trabalho é feito em forma de mutirão pelos Agentes Comunitários de Saúde, Agente de Campo e também pela enfermeira da Atenção Básica. As residências, assim como os pátios, os terrenos baldios, os comércios e os órgãos públicos são vistoriados (foi visitado um a cada três imóveis).

Quando encontrado focos (larvas), estas são coletas e encaminhadas para identificação no laboratório regional e o criadouro deve ser eliminado. O município mantém um monitoramento de larvas de mosquitos na área urbana em armadilha e PEs (Pontos Estratégicos), acompanhamento de denúncias e também onde há criadouros com possibilidade de focos de mosquitos, sem registrar a incidência de Aedes Aegypti. A partir de 2015 começaram aparecer os primeiros focos de Albopictus, mas as armadilhas e os pontos estratégicos, em anos anteriores Herveiras, tinham apenas mosquitos comuns. Lembrando que o Aedes Albobictus faz parte da mesma família do Aedes Aegypti, porém pode transmitir apenas a chikungunya. Enquanto que o Aedes Aegypti transmite dengue, chikungunya e o zika vírus.

Além do LIA, que foi realizado agora e com previsão de outras etapas (2º LIA previsto para junho), os agentes comunitários de saúde também seguem com ciclos de visitas nas residências em suas microáreas, em que orientam a população sobre os cuidados, sintomas, prevenção e como eliminar os focos e possíveis criadouros, pedindo que cada um faça sua parte para que Herveiras não tenha o mosquito Aedes. Neste 1º LIA foram visitados 167 imóveis e coletados 09 amostras. Destas 09 amostras nenhuma positivou para Aedes Albopictus e Aegypti.

“Em Herveiras, atualmente, não existe o mosquito Aedes Aegypti ainda. Porém é muito importante que a população continue eliminando os focos de água parada, não apenas no verão, mas durante o ano todo, para que esta espécie não se instale aqui, tornando o município infestado.”Alerta Cristiane Seibert (Agente Auxiliar de Campo).




    Todas imagens:



 
 
 

Prefeitura Municipal de Herveiras/RS

(51) 3616 2002
(51) 3616 2004

ATENDIMENTO:
07:30 às 11:30 e
das 13:00 às 17:00

Rua: Germano Winck, 525, Herveiras/RS, Brasil

administracao@herveiras.rs.gov.br

Prefeitura Municipal de Herveiras - RS © Todos os direitos reservados
Criação de Sites: Slah Informática