A IMPORTÂNCIA DO CRAS NA COMUNIDADE

Publicado em 08/02/2018, Por: Diuliane Oliveira

A IMPORTÂNCIA DO CRAS NA COMUNIDADE

Preocupada com a resistência dos  moradores da Comunidade de Herveiras,

a coordenadora do Centro de Referência de Assistente Social – CRAS  esclarece sobre a função dessas unidade na Comunidade. A unidade é responsável proteção social básica e ofertar  serviços e ações que possui as funções exclusivas de oferta pública do trabalho social com famílias do Programa de Atenção Integral à Família -  PAIF. O trabalho social com famílias do PAIF é desenvolvido pela equipe de referência do CRAS. E para isso o coordenador do CRAS é responsável pela articulação da rede de serviços de proteção básica local, organizando estratégias para o fortalecimento das potencialidades do território.

O PAIF, é o programa que reconhece a família como espaço privilegiado de proteção e desenvolvimento das pessoas, tem por objetivo o fortalecimento da convivência familiar e comunitária.

Durante o ano de 2017 a equipe do CRAS buscou um envolvimento junto as famílias das comunidades em parceria da Emater e demais secretariais municipais, dando ênfase sempre aos beneficiários ao Programa Bolsa Família, no qual foi feito uma territorialização proporcionando uma compreensão das situações de vulnerabilidade e risco sociais, bem como para seu enfrentamento.

E com o apoio do Executivo Municipal, iniciou-se com alguns parceiros ofertas de serviços socioassistenciais em locais próximos aos seus usuários as quais não vem sendo aproveitados pela comunidade. É importante que essas famílias fiquem  atentas e se façam presente, pois muitas atividades desenvolvidas ao longo desse ano proporcionarão acesso por exemplo a Campanha do Agasalho e outras ofertas.

As oficinas acontecem no CRAS a tarde nas quartas-feiras para gestantes e seus filhos e pela manhã nas sextas-feiras para as mães e filhas adolescentes.