FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PNAICFORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PNAIC

Publicado em 09/03/2017, Por Diuliane Oliveira

FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO PNAIC

As professoras alfabetizadoras municipais de Herveiras participam do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.

O Pnaic é um programa do Governo Federal que tem por objetivo apoiar todos os professores que atuam no ciclo de alfabetização, incluindo os que atuam nas turmas multisseriadas e multietapa, a planejarem as aulas e a usarem de modo articulado os materiais e as referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC às redes que aderirem ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e desenvolverem as ações desse Pacto.

Através deste Programa as professoras têm um programa de formação continuada com mais de 100 horas de formação, através de trabalhos à distância, trabalhos aplicados com os alunos do ciclo de alfabetização (1º, 2º e 3º), horas de estudos, aplicação de testes e também horas presenciais de estudos e troca de experiências.

Para este ano de 2017 os trabalhos já iniciaram, onde todos os envolvidos: professoras alfabetizadoras, orientadora de estudos e coordenadora local tiveram trabalhos à distância a serem estudados, analisados e posteriormente enviados a Universidade de Santa Maria, que é a Universidade responsável pela formação do nosso município.

A sistemática de formação do PNAIC é a Orientadora de Estudos receber toda a formação em Santa Maria na UFSM e após planejar, orientar e repassar os conhecimentos às professoras alfabetizadoras através de encontros presenciais. Através deste programa as professoras tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e estudar todo o processo da alfabetização. Melhorando assim a prática em sala de aula e contribuindo muito no processo inicial de aprendizagem dos alunos.

Para a Professora alfabetizadora Maria Angelita da Silva Lemos, participante do programa desde o inicio relata: “Foi uma etapa de muitos desafios e incertezas, mas de aprendizagem, onde juntos realizamos muitos trabalhos produtivos, onde o foco principal era a aprendizagem dos alunos. Com aulas mais produtivas e criativas.”